segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FARELO DE AVEIA


Farelo de aveia

O Farelo de aveia já foi primeiramente reservado para uso como ração animal. Felizmente, foi finalmente reconhecido como um dos alimentos mais importantes para uma boa nutrição. Descubra as muitas qualidades de saúde do farelo de aveia e saiba por que é importante na Dieta Dukan.

Benefícios Especiais do farelo de aveia:

Esquema Farelo de Aveia1. O farelo de aveia é delicioso!

Ideal para o café da manhã como cereal quente ou misturado com iogurte ou queijo cottage. O farelo de aveia também pode ser usado para fazer panquecas salgadas, massa de pizza, bolos, biscoitos e muito mais!
Como única fonte de carboidratos durante a fase de ataque e dias de proteína pura, o farelo de aveia traz maior variedade à dieta.

2. O farelo de aveia ajuda a diminuir o colesterol

O farelo de aveia contém fibras solúveis, o que reduz a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como o colesterol "ruim". A fibra solúvel reduz a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Quando comparado com a aveia, o farelo de aveia contém, em média, 50% de fibra, sendo a sua maior parte fibra solúvel, tornando-o mais eficiente.

3. O farelo de aveia cria uma sensação de saciedade

Esquema Farelo de Aveia
Uma vez consumido, o farelo de aveia entra no trato digestivo onde sua fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, criando uma sensação de saciedade.
O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago.
A sensação de saciedade e de sentir menos fome leva à uma menor frustração ao fazer dieta.

4. O farelo de aveia diminui a absorção de açúcar e gordura

Uma vez ingerido, o gel formado pela fibra solúvel + água, passa intacto pelos processos digestivos. Esse gel envolve as moléculas de açúcar e gordura, retardando sua absorção e obrigando o corpo a utilizar suas próprias reservas para exercer funções básicas.

Esquema Farelo de Aveia - Legenda

Qual farelo de aveia é ideal para a Dieta Dukan?

Certifique-se no rótulo da embalagem que a composição do produto contém 100% de farelo de aveia (e não de corte de aço ou de flocos de aveia).

Onde encontrá-lo?

Você pode encontrar o farelo de aveia no corredor de cereais em todos os grandes supermercados no Brasil e lojas de produtos naturais.

Qual a quantidade de farelo de aveia deve ser consumida em cada fase da Dieta Dukan?

Fase de Ataque - 1,5 colher de sopa / dia
Fase Cruzeiro - 2 colheres de sopa / dia
Fase de Consolidação - 2,5 colheres de sopa / dia
Fase de Estabilização - 3 colheres de sopa / dia

Qual a diferença entre o farelo de aveia e a farinha de aveia?

O farelo de aveia contém cerca de 50% mais fibras e fibra solúvel do que a farinha de aveia, tornando-o mais eficaz na redução do colesterol e auxilia na digestão. Ele também contém proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco.
A principal diferença estrutural é que a farinha de aveia é feita de grãos integrais, enquanto o farelo de aveia apenas de farelo de aveia.
Por último, porque o farelo de aveia é mais cremoso (devido à textura mais fina do produto), ele sacia mais do que a farinha de aveia.

https://www.dietadukan.com.br/a-comunidade/farelo-de-aveia

Modo de ação do farelo de aveia

2 propriedades físicas das fibras do farelo de aveia contam para seu modo de ação excepcional:
1. A solubilidade e seu poder de impregnação

Ao contrário do farelo de trigo e da maioria das fibras insolúveis, as fibras do farelo de aveia são extremamente solúveis em água. Seu poder de impregnação lhe permite absorver entre 20 e 30 vezes seu volume de água (em média 25 vezes).

2. Sua forte viscosidade 

O poder de aderência do farelo de aveia permite à suas fibras se colarem a tudo aquilo que as rodeiam em meio ao bolo intestinal.

O farelo de aveia e o excesso de peso

Como um alimento tão modesto como este cereal, por muito tempo reservado à alimentação de cavalos e ao enchimento dos colchões tornou-se um dos alimentos mais protetores do planeta e "o único alimento no mundo capaz de uma ação emagrecedora?"
Isso se deve às suas fibras ricas em moléculas de β-glucanos. O farelo de aveia tem duas ações que exercem seus efeitos em 2 estágios do tubo digestivo.
1. Ação de saciedade no estômago
Desde o momento em que é colocado na boca, o farelo de aveia se impregna de saliva e chega ao estômago onde começa a se encher de água. Uma colher de sopa de 15 g de farelo de aveia absorve, em média, 25 vezes seu volume de líquido para formar um bolo de 375 g. Tal enchimento do estômago gera uma sensação de plenitude e um efeito rápido de saciedade mecânica e de satisfação.
2. Ação de perda intestinal 

Trata-se DA base de sua ação sobre o peso. Quando o farelo passa, misturado ao bolo alimentar, ele sofre ataque químico do ácido gástrico seguido da bile e, por fim, do suco pancreático. Ele se torna então um líquido reduzido ao estado de elos elementares, ácidos graxos, aminoácidos e glicose.
E é em meio a este líquido altamente calórico que o farelo de aveia exerce seu poder de emagrecimento.

Qual a vantagem desta propriedade na luta contra o sobrepeso e na prevenção da saúde?

"Organizar, da forma mais simples do mundo, uma rota de fuga na assimilação do seu sistema digestivo." respondeu Pierre Dukan em uma recente entrevista à imprensa. "Não apenas ajustando o colesterol, freando a penetração dos açúcares rápidos, mas levando a uma menor assimilação de calorias do que você assimilaria sem o farelo de aveia."

"Esta particularidade que, em período de penúria, seria considerada como uma fuga calórica de risco, se revela providencial em um período de abundância, uma via simples e real na luta contra o sobrepeso."

Um florescimento de trabalhos científicos sobre todos os aspectos preventivos e terapêuticos do farelo de aveia

Efeito de uma dieta enriquecida em farelo de aveia sob o perfil aterogênico de pacientes que apresentam um risco elevado de problemas coronarianos. Estudo randomizado de 235 indivíduos. Ex : Ann Nutr Metab. 2003;47(6):306-11

Redução do colesterol no sangue com um regime suplementar em farelo de aveia e pobre em gorduras saturadas. Ex : Ann Nutr Metab. 2003;47(6):306-11

Efeito do farelo de aveia sobre a glicemia de diabéticos do tipo 2 não dependentes de insulina. Ex: Ann Nutr Metab.
2003;47(6):306-11

Fibras dietéticas: bem mais do que uma questão dietética. Utilizações preventivas e terapêuticas.
Ex : Ann Nutr Metab. 2003;47(6):306-11

O papel das fibras solúveis com alta viscosidade no controle metabólico do diabetes. Estudo com foco sobre os cereais ricos em beta-lucanos, farelo de aveia. Ex : Ann Nutr Metab. 2003;47(6):306-11

Aveia: caso único entre os cereais. Ex: Ann Nutr Metab. 2003;47(6):306-11

Rotulagem e certificados alimentares: reivindicações e alegações de saúde autorizados pela FDA. Fibras alimentares solúveis (farelo de aveia) e doenças cardíacas coronarianas. Autorização final. Ex: Ann Nutr Metab.2003;47(6):306-11

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